
Ideia: fase de concepção da ideia de negócio, em que o projeto ainda está no papel. Momento em que o empreendedor identifica uma oportunidade. Ou seja, descobre um problema e tem uma ideia de solução que possa gerar valor para seu público alvo.
Protótipo: Startups que estão criando a primeira versão do produto/serviço para testá-lo no mercado, e ainda não lançaram operações comerciais.
Validação: Startups com protótipos finalizados e iniciando testes de produtos e modelos de negócios junto a clientes reais.
MVP – Mínimo produto viável: Categoria relacionada a negócios com versões comerciais ativas e explorando estratégias de preços e entradas de mercados.
Tração: Startups com bases de clientes e usuários consolidados. Esta fase também engloba startups que já receberam suas primeiras rodadas de investimento. Os produtos já apresentam qualidades que os tornam mais competitivos, e a startup tem um faturamento mais significativo e consistente.
Escala: Startups em fase de crescimento acelerado, com faturamento expressivo e estratégias avançadas de captação de investimentos.